SABESP

Esse estudo foi pensado em uma dor que experienciei, da minha própria mãe, não conseguindo se localizar no site de uma das maiores empresas de São Paulo

O Case

Analisando fluxos mais acessados e onde poderia ter melhorias, escolhi o de Verificar Contas ou Contas Vencidas. Facilitando o fluxo para conseguir segundas vias ou pagamentos

Ponto Inicial

Quando iniciamos a navegação da pra se perceber alguns pontos

Hierarquia
As informações como são apresentadas não tem uma boa hierarquia das informações passadas.

Acessibilidade Temos?

A primeira coisa que podemos identificar é a escolha de cor fazendo, onde não trás contraste e nem foca o usuário onde realmente importa.

Menu
O menu apresenta um comportamento de dropdown, com informações muito próximas e sem um claro entendimento.

Primeiro contato com o site, foi analisado arquitetura e acessibilidade já mostrado ao usuário

Minhas Faturas

No fluxo de faturas que foi o ponto focal para se resolver o problema foram identificados alguns pontos:

  1. Acesso no Login


  2. Descrição da minha fatura apenas


  3. O número registrado do fornecimento


  4. O endereço de faturas

  5. Os steps da página ocupando um grande espaço e por ser uma cor distinta do restante da página da muito mais atenção que o restante

  6. Quantidade de passos que tem que ser dado para ver a fatura escolhida

1

2

Gera dúvidas para o usuário... acompanhe comigo

Após seleção que ser selecionada em dois pontos como ação e do motivo da escolha dessa ação .Prosseguindo você irá receber um pdf para verificar a mesma

  1. Os steps da página ocupando um grande espaço e por ser uma cor distinta do restante da página da muito mais atenção que o restante


  2. Quantidade de passos que tem que ser dado para ver a fatura escolhida

Ter mais de um ponto de acesso, por login e um que tem a oportunidade de acesso sem login, dando muitas opções para o usuário torna mais confuso o acesso

O processo que seria para facilitar o usuário acessar sua fatura e ganhar tempo, as diversas opções que são dadas, mais as opções com estilo de questionário deixa tudo mais complexo ou seja...

Analisando como um fluxograma
  1. A primeira informação que nos é apresentada é de pessoa física e Jurídica com a área de login conflitando com o login na parte central da tela.


  2. A área de login com CPF e Senha tem problema para acesso, ficando bloqueada em alguns pontos de acesso.


  3. O acesso por via resumida não funciona no mobile mesmo inserindo todos os dados de Fornecimento e PDE. Na versão Desktop ele mostra apenas as ultimas 3 faturas e alguns pontos de resolução.

Quando iniciamos a navegação da pra se perceber alguns pontos:

Elaborando primeiros estudos

Foram realizados estudos de wireframe visando aprimorar a usabilidade e a experiência do usuário. Durante esse processo, foram criados diversos modelos de protótipos de interface, que serviram como base para o desenvolvimento de soluções mais eficientes e intuitivas. Os wireframes foram elaborados levando em consideração, uma estrutura clara e organizada para a interface. Esses estudos permitiram identificar possíveis problemas de interação e propor soluções antes mesmo da solução final.

Área para faturas

Tela Inicial

Tela para Login

As telas em si
Home do site
Pop-up de login

1

2

3

Área logada

4

Acesso as minhas faturas

5

Detalhes da minha fatura

Agora veja o protótipo e me diga do que achou do resultado

Obrigado por Acompanhar

Esse trabalho foi realizado apenas para fins de estudos.

Buscando aplicar técnicas e o conhecimento em fluxos pontuais.
Se vier a ter alguma dúvida, sugestão, crítica, entre em contato comigo para conversarmos mais sobre, vou agradecer muito!